Programa de Pós-Graduação em História

Dissertações defendidas

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Aluno
Henrique Brener Vertchenko
Orientador
Eliana Regina de Freitas Dutra
Título da dissertação
A Fabricação do Teatro Brasileiro Moderno: 'vestido de Noiva' e A Crítica Teatral - 1928-1948
Título em inglês
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Área de concentração
História
Linha de Pesquisa
História e Culturas Políticas
Número de páginas
 
Data da defesa
19/01/2016
Banca Examinadora
Profa. Dra. Eliana Regina de Freitas Dutra - Orientadora ((UFMG))
Prof. Dr. Fernando Antônio Mancarelli ((UFMG))
Prof. Dr. Antônio Herculano Lopes ((Fundação Casa de Rui Barbosa))
Resumo
Considerando o espetáculo teatral Vestido de Noiva, de Nelson Rodrigues, e seu estatuto de grande evento para a modernização do teatro no Brasil, este trabalho analisa os processos de legitimação envolvidos na construção desse marco, com especial destaque conferido à crítica teatral impressa. Encenada pela primeira vez no Teatro Municipal do Rio de Janeiro em dezembro de 1943 pelo grupo amador Os Comediantes, a peça figurou na historiografia do teatro brasileiro, e também no imaginário nacional, como um acontecimento fundador para a modernização de nossas artes cênicas. Com o objetivo de compreender as linhas de força envolvidas na construção desse marco inaugural, buscou-se perceber o papel da crítica na formação e na consolidação da imagem do Brasil como um país produtor de um teatro moderno, em um período que vai de 1928 a 1948. Defendemos, assim, que ocorreu um processo de construção de um bem cultural simbólico por um meio intelectual, o qual, por intermédio de suas críticas, desenvolveu padrões e mitos de origem caros à formação de aspectos da identidade nacional. Essas críticas foram tecidas em meio a conflitos que colocavam em jogo distintos projetos de teatro para a nação, cujos rumos se acirraram com a atuação do Estado e de intelectuais, muitos egressos das fileiras modernistas, assim como de membros de organizações profissionais teatrais. Ao encarar o teatro moderno no Brasil como um projeto nacional, analiso a recepção crítica do espetáculo de Nelson Rodrigues como escrituras privilegiadas para a compreensão dos debates sobre a modernização do nosso teatro, enfatizando o papel legitimador exercido pelos críticos literários e concebendo a crítica como categoria textual múltipla que possibilita uma história do teatro enquanto uma das formas de história da leitura.
Palavras-chave
crítica teatral, Nelson Rodrigues, teatro brasileiro moderno, "Vestido de Noiva"
Abstract
Considering the theatrical spectacle Wedding Dress, by Nelson Rodrigues, and your big event status for the modernization of theater in Brazil, this study analyzes the processes of legitimacy involved in the construction of this mark, with special emphasis given to the printed theater critic. First performed at the Teatro Municipal of Rio de Janeiro in December 1943 by the amateur group Os Comediantes, the play figured in the history of Brazilian theater, and also in the national imaginary, as a founding event for the modernization of our performing arts. In order to understand the power lines involved in the construction of this inaugural mark, it sought to understand the role of the critic in formation and consolidation of Brazil's image as a producer country of a modern theater, in a period from 1928 to 1948. We argue, therefore, that there was a process of building a cultural symbolic fine for an intellectual milieu that, through their critics, developed important standards and origin myths to the formation of aspects of national identity. These critics were woven amid conflicts that put in different theater projects for the nation, whose paths were incited with the action of the state and intellectuals, many from modernist ranks, as well as professional theatrical organizations members. Facing the modern theater in Brazil as a national project, I analyze the critical reception of Nelson Rodrigues play as privileged scriptures to understand the debates on the modernization of our theater, emphasizing the legitimizing role played by 'literary critics' and conceiving the critic as multiple textual category that provides a history of the theater as one way of reading history.
Keywords
 
Dissertação
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