Programa de Pós-Graduação em História

Dissertações defendidas

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Aluno
Leandro Gonçalves de Rezende
Orientador
Adalgisa Arantes Campos
Título da dissertação
O MONTE CARMELO NAS MONTANHAS DE MINAS: ARTE, ICONOGRAFIA E DEVOÇÃO NAS ORDENS TERCEIRAS DO CARMO DE MINAS GERAIS (SÉCULOS XVIII E XIX)
Título em inglês
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Área de concentração
História
Linha de Pesquisa
História Social da Cultura
Número de páginas
 
Data da defesa
06/04/2016
Banca Examinadora
Profa. Dra. Adalgisa Arantes Campos - Orientadora ((UFMG))
Prof. Dr. Myriam Andrade Ribeiro de Oliveira ((UFRJ))
Prof. Dr. Maria Regina Emery Quites ((UFMG))
Resumo
Contrariando a proibição do estabelecimento de clérigos regulares nas Minas, os ideais das Ordens Mendicantes fizeram-se presentes nessa região, desde meados do século XVIII, quando alvoreceram as associações de leigos denominadas Ordens Terceiras. Uma Ordem Terceira constitui-se em uma associação de leigos católicos, que, agregados sob a devoção de um patrono, se reúnem em comunhão espiritual, fraterna e social, tendo por referencial uma Ordem Religiosa. Almejam à perfeição cristã praticando sua religiosidade conforme os preceitos de um estatuto, todavia não professam os votos solenes de obediência, castidade e pobreza, típicos de ordens primeiras e segundas as Ordens Regulares. Esses sodalícios cultivavam uma espiritualidade depurada e, por conseguinte, apresentavam um repertório iconográfico bem específico, de acordo com valores defendidos por cada instituição fraternal.
Palavras-chave
Iconografia Carmelita, Ordem Terceira do Carmo, religiosidade e devoção
Abstract
Opposing the establishment of regular clergymen prohibition in Minas, the ideals of the Mendicant Orders were present in this region since the mid-eighteenth century, when lay people associations, known as Third Orders, emerged. A Third Order is in an association of Catholic laymen, gathered around the devotion of a specific patron, they come together in spiritual, fraternal and social communion by means of a Religious Order. They aspire to Christian perfection by practicing their piety in accordance to the provisions of a statute, but they don't profess solemn vows of obedience, chastity and poverty, typical of the first and second orders the so-called Regular Orders. These sodalities cultivated a refined spirituality and therefore had a very specific iconographic repertoire, according to values held by each fraternal institution.
Keywords
 
Dissertação
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