14 de Abril de 2020

Esclarecimentos quanto a situação das bolsas da Capes

Prezadas alunas, Prezados alunos do PPGHIS,

Boa tarde!

Informamos que já se encontra em nosso site a relação dos novos bolsistas que ingressaram em 2020, bem como a relação dos novos bolsistas veteranos que atenderam o edital para veteranos 2020.

Esclarecemos que nosso programa contava com 42 bolsas de doutorado e 18 de mestrado da Capes. Fizemos o planejamento para 2020 seguindo esse número de bolsas.

Contudo, ao término de um processo conturbado com um vai e vem de cortes e restituições, a Capes, efetivamente, nos cortou duas bolsas de doutorado este ano e seis para o futuro (daqui a quatro anos).

Essas seis bolsas de doutorado foram emprestadas agora no que a Capes está chamando de 'cotas empréstimo', isto é, após serem utilizadas pelos alunos da turma 2020 não serão mais passadas adiante para futuros alunos. (Essas bolsas foram dadas, depois cortadas e depois devolvidas).

No mestrado, não houve corte este ano, pois das 18 bolsas de mestrado quatro estão na cota empréstimo e serão recolhidas daqui a dois anos. Nenhuma agora.

Assim, para o futuro ficamos com apenas 14 bolsas de mestrado e 34 de doutorado. (Corte de 12 bolsas, 4 mestrado e 8 doutorado)

Com o corte efetivo de duas bolsas de doutorado agora, infelizmente, dois alunos que estavam na listagem e previstos para receberem a bolsa de doutorado não mais receberão. Lamentamos muitíssimo por isso!

Seguindo o edital de veteranos foram destinadas duas bolsas de mestrado e duas de doutorado para alunos veteranos.

Atenciosamente,