25 de Julho de 2018

Minicurso e palestra: ANIMAIS E HUMANOS NA ANTIGUIDADE CLÁSSICA - Profa. Dra. Emma Aston

ANIMAIS E HUMANOS NA ANTIGUIDADE CLÁSSICA : Cotidiano, Literatura, Arte e Mito.
Profa. Dra. Emma Aston

A Profa. Emma Aston (Classics and Ancient History, University of Reading, Inglaterra) estará na UFMG nos dias 15-17 de Agosto de 2018, para falar sobre o mundo natural não-humano na antiguidade clássica, a partir de um enfoque em animais reais e imaginários/míticos/monstruosos.
De que modo os antigos relacionavam-se com o mundo natural/ não-humano? Quais imagens de animais (tanto reais quanto míticos/imaginários) encontramos na literatura e arte antigas? Até que ponto essas imagens refletem o tratamento de animais na vida cotidiana? Os antigos reconheciam inteligência e agência animais? Este curso examinará as relações entre humanos e animais no mundo clássico tanto na vida cotidiana como no âmbito mitológico, ritual e artístico. Desde criaturas fantásticas dos épicos homéricos, até fazendas gregas onde humanos e gado compartilhavam a mesma casa; investigaremos idéias e atitudes acerca do selvagem, pureza e poluição, ordem e caos, racional e irracional, riqueza e pobreza.
As palestras/seminários incluirão os seguintes tópicos específicos (entre outros):

A polis selvagem
A caça e o 'bom cidadão' grego
Seres monstruosos nos extremos da Terra: o caso dos 'cabeças de cão'
Animais e ostentação: espetáculos e competições
Sacrifício de animais e construção de identidades
Os animais como 'recurso religioso'
Pecuária e poesia épica: Homero e Hesíodo
Animais 'inúteis'
Metamorfose animal em Homero
Visualizando metamorfoses em vasos gregos
O hino homérico a Pan

O minicurso (15-17 Agosto) está aberto para alunos de graduação e de pós-graduação da UFMG.
Interessados podem inscrever-se enviando um email para rafaelsco@hotmail.com até 06/08/2018.
Certificados de participação serão emitidos ao final do curso.
O minicurso será ministrado em inglês e (em certa medida) português; haverá tradução simultânea e de slides por parte do Prof. Rafael Scopacasa (História -UFMG).
Abaixo algumas informações sobre o curso (em inglês)-- para maiores informações favor consultar o site do Programa de Pós-Graduação em História da UFMG:http://historia.fafich.ufmg.br/), ou escrever para rafaelsco@hotmail.com

Título: ANIMALS AND HUMANS IN THE ANCIENT WORLD: EVERYDAY LIFE, LITERATURE, ART AND MYTH
Datas: 16-17 Agosto 2018
Horário: 13.00-17.00 (a confirmar)
Local: CAD2 (sala B405)

How did people in classical antiquity relate to the natural/ nonhuman world? What images of nonhuman animals do we find in ancient literature and art, and to what extent do these images reflect the actual treatment of animals in everyday life? Did the ancients acknowledge animal intelligence and agency, and in what contexts?

This three-day module will discuss the interplay between humans and animals in classical culture and society -- both in daily life as well as in the sphere of ideology, myth and art. It will explore the diverse and complex relationships between humans and animals, by examining a wide range of literary texts, inscriptions, visual sources and (zoo)archaeological remains. From mythical beasts in Homeric epic, to material evidence of human-cattle cohabitation in Greek farmhouses, we will investigate the richness and complexity of ancient ideas about wildness and savagery, purity and pollution, order and chaos, wealth and poverty.

Seminars will include the following specific topics:

The wild polis
Dog-headed people at the edge of the Earth
Hunting and the good citizen in Xenophon
Animals and ostentation: chariot and horse racing
Sacrifice and communal identity
Animals as religious resources