Programa de Pós-Graduação em História

Oferta de disciplinas

1º semestre de 2026

Disciplina/Prof(s)
Código/
Turma
CR/CH
Nat/
Nível
Horário e período
Local/sala
Tópico Especial I - O ensaio como ética das emoções: tópicos a partir da literatura, do cinema, da antropologia e da psicanálise
Prof: Douglas Attila Marcelino
HIS873 - E
04/60
OP/M/D
Ter: 19:00 às 22:30

todo o semestre
a definir
Ementa: Toda uma tradição literária, por vezes concebida como 'pensamento do fora', para a qual noções como 'experiência-limite' ou 'experiência interior' foram importantes, colocou em questão modos de figuração do eu na escrita fincados apenas na identidade, pressupondo o reconhecimento do não-eu, de uma exterioridade na intimidade, do eu como um outro ou como devir. As reflexões estabelecidas nesse plano permitem colocar em questão o lugar que a modernidade conferiu não apenas à ficção ou à arte de modo mais amplo, mas também às suas formas experimentais e, particularmente, ao ensaio. Tomando esses pontos de partida, pretende-se percorrer um itinerário de questões sobre o ensaio e suas relações com o que se poderia provisoriamente chamar de uma ética das emoções, o que será realizado por meio de um diálogo, sobretudo, com a literatura, mas também, em menor escala, com o cinema, com a antropologia (o ensaio antropológico ou o questionamento das formas antropológicas da ficção) e com a psicanálise (os modos de subjetivação e constituição do eu). Nesse sentido, serão problematizadas, principalmente, as formas da escrita ensaística e, em alguns casos, do filme-ensaio em sua relação com 'experiências-limite', que descentram o eu por meio dos afetos e das emoções - o riso, o erotismo, o êxtase, a loucura, a desumanização (no sentido da ultrapassagem do humano), a melancolia, o luto, as formas da dor, do sofrimento, da sensação de proximidade da morte e do trauma.
Tópico Especial I - Mundos em Colisão: exercícios exploratórios em História Global na formação do mundo moderno
Prof: Rachel Saint Williams
HIS873 - E1
04/60
OP/M/D
Qua: 13:00 às 17:30 (a definir)

todo o semestre
---
Ementa: Pensar a prática historiográfica a partir da perspectiva de análise da história global, entendida em suas diversas manifestações: história conectada, história transnacional, história atlântica, história das formações imperiais, história das colonizações e dos colonialismos, história dos sistemas-mundo e história das mundializações, ou, simplesmente, das perspectivas de análise que rejeitam o marco interpretativo do Estado-Nação como princípio organizador auto evidente da reflexão historiográfica. No entanto, mais fundamental que o entusiasmo pelas diversas modalidades da história global é a expressão de um desejo consciente de pensar a prática historiográfica além dos quadros de análise marcados por um arraigado viés eurocêntrico que tanto condicionou a constituição do cânone historiográfico moderno.
Tópico Especial I - Sobre a escrita da história do direito
Prof: Mariana de Moraes Silveira, Ricardo Sontag

Obs: O curso será ministrado na Faculdade de Direito da UFMG
HIS873 - E2
04/60
OP/M/D
Qua: 14:30 às 18:00 (a definir)

04/03 à 10/06/2026
aulas na Faculdade de Direito
Ementa: Este curso se propõe a refletir sobre a escrita da história do direito, procurando fomentar os diálogos transdisciplinares que são intrínsecos a essa área de estudos e estabelecer subsídios para o desenvolvimento de pesquisas históricas voltadas a diversas dimensões dos fenômenos jurídicos. Debateremos aspectos teóricos e metodológicos pertinentes à análise do direito, particularmente a narrativa, o tempo e as especificidades do conhecimento histórico. O eixo mais propriamente historiográfico proporá avaliações críticas sobre distintas abordagens dos estudos histórico-jurídicos, desde perspectivas fundacionais ligadas à história da justiça, ao estudo de textos jurídicos ou às relações entre a história do direito e a prática jurídica, até interpelações contemporâneas em torno de propostas como a história intelectual, a história dos conceitos e as abordagens transfronteiriças.
Tópico Especial I - A magia da ilusão e o reinado do Magnânimo (1707-1750)
Prof: Magno Moraes Mello
HIS873 - E4
04/60
OP/M/D
Ter: 14:00 às 18:00 (a definir)

Todo o semestre
---
Ementa: A disciplina discutirá sobre a pintura ilusionista em seus diferentes procedimentos culturais no entre a Itália e Portugal, entre os séculos XVII e XVIII. Será abordado os principais conceitos entre óptica (ciência da visão) e perspectiva nos séculos XIV e XV; as novas disposições espaciais do ilusionismo arquitetônico em Itália no século XVI; as primeiras manifestações do ilusionismo arquitetônico em Portugal no século XVI; a presença do toscano Vincenzo Bacherelli em Portugal a partir de 1701; o período joanino (1707-1750), as encomendas de D. João V e suas repercussões culturais; a importância das aulas de matemática no Colégio de Santo Antão entre os séculos XVI e XVIII, privilegiando a presença do jesuíta Inácio Vieira entre 1709 e 1721. Por fim, o desfecho do período setecentista com a pintura ilusionista na segunda metade do século XVIII em Portugal e a fortuna do quadraturismo luso brasileira.
Tópico Especial II - A vivência religiosa de irmandades de compromisso e de devoção no recinto de algumas igrejas paroquiais
Prof: Adalgisa Arantes Campos
HIS874 - E
02/30
OP/M/D
Seg: 13:30 às 17:30 (a definir)

de 9 de março a 27 de abril
---
Ementa: A disciplina privilegia as fontes primárias e nelas os conteúdos específicos sobre as festas internas e externas (procissões e cortejos) realizadas exclusivamente no âmbito da igreja matriz mediante a direta promoção das irmandades leigas ali instaladas. Abrange ainda as da esfera eclesiástica, mediante a atuação da fábrica paroquial e de seu vigário, com ou sem a participação das irmandades. A documentação a ser consultada, já devidamente transcrita diz respeito às provisões, isto é, licenças autorizando a realização de festas internas ou no âmbito urbano, bem como a documentação interna das irmandades instituídas ou de 'devoção' nas paróquias abaixo. Dentro desse recorte ficam excluídas, portanto, as capelas filiais das localidades selecionadas. O conteúdo da bibliografia alusiva e de fontes, algumas inéditas, será cotejado com imagens e altares originais ou modificados, arrolados pelos órgãos especializados em preservação, com o material visual à disposição da abordagem. Paróquias a serem contempladas encontros, em VILA RICA - de Nossa Senhora do Pilar e de Nossa Senhora da Conceição de Vila Rica e em seu termo a de São Bartolomeu; em Mariana - Igreja Catedral e de Nossa Senhora da Conceição, de Cachoeira do Brumado (distrito). Com essa amostra contemplamos a sede do bispado criado em 1745 e Vila Rica, sede da Capitania das Minas do Ouro, estabelecida em 1720 Destacam-se como irmandades específicas de recinto paroquial: a padroeira (devoção que varia, entretanto predominantemente mariana, excetuando São Bartolomeu), irmandade do Santíssimo Sacramento, de São Miguel e Almas, do Senhor dos Passos, de Nossa Senhora do Terço, dentre as mais representativas considerando que o Rosário dos Pretos sai precocemente para construir capela própria.
Tópico Especial II - Comércio e comerciantes no Brasil colonial: estratégias mercantis, políticas e sociais
Prof: George Felix Cabral de Souza

Obs: Disciplina condensada entre os dias 23/03 e 01/04/25
HIS874 - E1
02/30
OP/M/D
Seg: 08:00 às 12:00
Ter: 08:00 às 12:00
Qua: 08:00 às 12:00
Qui: 08:00 às 12:00
Sex: 08:00 às 12:00

de 23/03 à 01/04/25
a definir
Ementa: Historiografia e as perspectivas de pesquisa sobre os grupos mercantis em ação na América portuguesa (principalmente no século XVIII), com foco nas principais praças coloniais e numa perspectiva comparativa. Estratégias mercantis, políticas, sociais e familiares dos homens de negócio na América portuguesa. Conexões comerciais entre capitanias da América portuguesa e com outras partes do império.
Tópico Especial II - El 68 global: recorriendo las protestas estudiantiles en EE.UU., Europa y América Latina.
Prof: Alessandro Santoni

Obs: Disciplina condensada
HIS874 - E2
02/30
OP/M/D
Seg: 14:00 às 18:00
Ter: 14:00 às 18:00
Qua: 14:00 às 18:00
Qui: 14:00 às 18:00
Sex: 14:00 às 18:00

23, 24, 25, 26, 27, 30 e 31/03/26
a definir
Ementa: El curso está enfocado en ofrecer una panorámica de alcance global de los movimientos de protesta juvenil de los años sesentas, fenómeno que, entre otras cosas, y según el contexto, sentó las bases para la consolidación de una 'nueva izquierda' y, posteriormente, para el surgimiento nuevos movimientos sociales y temas de agenda política, y/o representó un quiebre a nivel político y a nivel socio-cultural en la historia de varios países analizados en el curso.
Tópico Especial II - História Intelectual Latino-Americana: Conscientização e a Dialética da Práxis Revolucionária
Prof: Daniel Ribeiro de Almeida Chacon

Obs: Disciplina condensada
HIS874 - E3
02/30
OP/M/D
Seg: 13:00 às 17:00
Ter: 13:00 às 17:00
Qua: 13:00 às 17:00
Qui: 13:00 às 17:00
Sex: 13:00 às 17:00

17 à 26/06/26
a definir
Ementa: A disciplina situa-se no campo da História Política e Cultural, com ênfase na História Intelectual Latino-Americana, dedicada à análise das teorias e experiências políticas como expressões historicamente constituídas e culturalmente situadas. Tem como eixo o pensamento de Paulo Freire, compreendido não apenas como educador, mas como pensador político da cultura e da sociedade, cuja obra se articula organicamente à tradição crítica marxista. As categorias de conscientização e ação cultural serão abordadas como chaves hermenêuticas para a compreensão do projeto freiriano de constituição de uma práxis voltada à Aufhebung do capitalismo, isto é, à sua suprassunção dialética enquanto negação, preservação e superação em novo patamar histórico. Examina-se a Pedagogia do oprimido como expressão de uma teoria político-cultural de classe, orientada à crítica das formas de dominação e à elaboração de práticas contra-hegemônicas fundadas em horizontes emancipatórios. A disciplina contempla, ainda, as relações entre a elaboração política freiriana e os fundamentos do pensamento crítico de matriz socialista, analisando as confluências e tensões entre as categorias de alienação, luta de classes e ideologia, em diálogo com a constituição das culturas políticas latino-americanas, concebidas como espaços plurais de disputa simbólica e material.
Tópico Especial II - Questões teóricas e metodológicas no trato de fontes eclesiásticas da América portuguesa (séculos XVII-XIX)
Prof: Anderson José Machado de Oliveira, Cláudia Rodrigues

Obs: Disciplina condensada
HIS874 - E4
02/30
OP/M/D
Seg: 08:30 às 12:30
Ter: 08:30 às 12:30
Qua: 08:30 às 12:30
Qui: 08:30 às 12:30
Sex: 08:30 às 12:30

22 à 30/04/26
a definir
Ementa: O curso tem como proposta discutir questões teóricas e metodológicas pertinentes ao uso das fontes eclesiásticas e às possíveis abordagens por elas suscitadas na historiografia sobre a América portuguesa. Do ponto de vista teórico, algumas questões serão privilegiadas, como o problema da construção das hierarquias e classificações sociais em uma sociedade escravista católica; disciplina católica e controle social; e as conexões entre rituais católicos, escravidão e mestiçagens. No que se refere às temáticas privilegiadas, destacar-se-á a história social: das devoções; do clero; da morte e do morrer; dos legados pios. O curso terá igualmente um caráter prático, procurando discutir as alternativas metodológicas para o uso de fontes, tais como: registros paroquiais (batismo - casamento - óbitos); visitas pastorais; compromissos e livros de irmandades; hagiografias; processos de habilitação sacerdotal; testamentos e contas testamentárias. Do ponto de vista metodológico, serão discutidas as características de cada tipo de fonte, suas possibilidades de uso e métodos de sistematização e processamento para dar conta das temáticas aqui relacionadas.
Tópico Especial II - Universidade latino-americana, soberania regional e desafios atuais
Prof: Adriane Aparecida Vidal Costa, Stella Ferreira Gontijo

Obs: Vários (as) professores(as) participarão da disciplina
HIS874 - E5
02/30
OP/M/D
Qua: 19:00 às 20:30
a definir
Ementa: Disciplina teórica que visa discutir a concepção teórica e o papel da universidade latino-americana desde a Reforma Universitária de Córdoba (1918), mas centralmente partindo da proposta universitária de Darcy Ribeiro, bem como seus desdobramentos na região latino-americana na segunda metade do século XX. Estenderemos este debate aos desafios das universidades, e seu papel enquanto instituição, nos debates sobre as democracias na atualidade. A disciplina se dará através de módulos de 2h/aula oferecidos semanalmente, totalizando 30h/aula. A disciplina será coordenada pela profa. Stella Ferreira Gontijo e ministrada por professores e professoras convidadas. Serão abordados os seguintes tópicos: integração latino-americana proposta por Darcy Ribeiro e seus legados; exílio de Darcy Ribeiro e sua atuação intelectual para integração regional do debate universitário; a questão universitária latino-americana; a universidade latino-americana de Darcy Ribeiro; a colonialidade nas universidades e os desafios para sua superação; a autonomia universitária e de cátedra como projeto universitário; a extensão como pilar da universidade ribeiriana; democratização da universidade para um projeto de soberania; gênero, raça e classe na construção da universidade necessária para América Latina; o papel da ciência e tecnologia para a soberania nacional; a universidade na integração regional e as iniciativas como a AUGM; universidade latino-americana, soberania regional e desafios atuais; as políticas públicas necessárias para a universidade e a educação diante dos desafios da democracia atual. ------------------------------------- Professores/as da UFMG: Adriane Vidal Costa (PPGHIS), Cláudia Mayorga (PPG-Psi), Dalila Oliveira (Gestrado/FAE), Eduardo da Motta e Albuquerque (Cedeplar/FACE), Nilma Lino Gomes (FAE), Sandra Regina Goulart Almeida (Reitora/FALE), Stella Ferreira Gontijo (IEAT/PPGHIS-UFMG).* ------------------------------------- Professores/as convidados/as: Adrián Celentano (CONICET/UNLP), Helena Nader (ABC-UNIFESP), Nicolás Dip (UNAM), Ricardo Dias de Castro (UFBA), Roberto Leher (UFRJ), Silvio Claudio Souza (UERJ), Yolanda Lima Lobo (UENF).* -------------------------------------- *Os professores e professoras foram elencados a partir de suas produções bibliográficas e debates teóricos que dialogam com a proposta da disciplina. Alguns professores já confirmaram interesse em ministrar uma das aulas, contudo, este ainda é um levantamento prévio, sujeito à ajustes devido a disponibilidade dos/as docentes, após a definição do calendário acadêmico.
Tópico Especial II - História dos Animais
Prof: Regina Horta Duarte
HIS874 - E6
02/30
OP/M/D
Seg: 14:00 às 18:00

Curso concentrado nos meses de maio e junho
Sala 3023
Ementa: Animais integram a história das sociedades humanas, mesmo que raramente os historiadores lhes tenham dedicado uma reflexão especial. Este curso propõe uma abordagem ampla sobre as relações entre as várias espécies animais, incluindo aí os humanos, em várias regiões do mundo e períodos históricos diversos. Ao longo das aulas e debates, destacaremos temas como coexistência, história e biologia evolutiva, agência, fontes documentais, historiografia, domesticação, animais selvagens, extinção, pragas, antropomorfismo e antropocentrismo.
Tópico Especial II - Políticas de Saúde no Brasil: o dever do estado e o direito de todos
Prof: Anny Jackeline Torres Silveira, Rita de Cássia Marques
HIS874 - E7
02/30
OP/M/D
Seg: 14:00 às 18:00

de 02/03 a 27/04/25 (março/abril)
Sala 3023
Ementa: Panorama da História das Políticas Públicas de Saúde no Brasil Republicano. As preocupações iniciais do estado relacionadas a assistência a saúde dos cidadãos, dominada pela caridade e filantropia. Ênfase no processo de construção da saúde como um fator importante de preocupação política. Discussões e ações sobre o financiamento da assistência hospitalar, a formação de profissionais para a saúde pública, combate as doenças, a educação para a saúde da população, a Reforma Sanitária e a universalização da saúde no SUS.

Redes sociais

© 2025 - Pós-graduação em História - UFMG. Todos os direitos reservados. Desenvolvimento: Augusto Carvalho dos Santos e Eduardo Paci Galvão