Disciplina/Prof(s) |
Código/ Turma |
CR/CH |
Nat/ Nível |
Horário e período |
Local/sala |
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Tópico Especial I - TOPICO ESPECIAL I: História Intelectual: itinerários, aportes teórico-metodológicos e estudos de caso
Prof: Adriane Aparecida Vidal Costa |
HIS873 -
E1 |
04/60 |
OP/M/D |
Seg: 18:00 às 22:00 todo o semestre |
a definir |
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Ementa: O programa da disciplina contempla dois enfoques, no primeiro aborda-se os aspectos teóricos e metodológicos da história intelectual e da história dos intelectuais; e no segundo analisa-se a produção intelectual latino-americana no século XX e XXI. Com destaque para as seguintes temáticas: o contextualismo linguístico e o texto, a história dos conceitos, e a circulação das ideias e os contextos de recepção, as redes transnacionais, as sociabilidades intelectuais, o debate sobre o papel dos intelectuais, as fontes e a 'escrita de si', a história intelectual e gênero, a história intelectual e decolonialidade. |
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Tópico Especial I - TOPICO ESPECIAL I: Historiografias americanas: O continente como problema
Prof: Mariana de Moraes Silveira |
HIS873 -
E2 |
04/60 |
OP/M/D |
Qui: 19:00 às 22:30 todo o semestre |
a definir |
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Ementa: Este curso propõe um mapeamento crítico de diferentes projetos a partir dos quais atores diversos adotaram a perspectiva de que as Américas teriam uma história compartilhada, cujo conhecimento poderia servir a propósitos acadêmicos e/ou políticos os mais variados. Enfatizando articulações entre a Argentina, o Brasil e o México, as discussões combinarão reflexões de natureza teórica a uma perspectiva historiográfica diacrônica. Percorreremos, assim, um arco que vai do impacto da conquista do chamado 'Novo Mundo' sobre procedimentos de erudição e concepções de história a reflexões sobre o lugar das Américas em meio aos debates sobre a história global e outras perspectivas historiográficas transfronteiriças, passando pela construção concomitante dos Estados nacionais e da história como disciplina, bem como pela busca pelo 'desarmamento moral' no período entreguerras. Procuraremos, com isso, refletir tanto sobre o papel que as imaginações americanistas desempenharam em meio a debates historiográficos quanto sobre a conexão íntima entre a escrita da história e circunstâncias sociais, intenções políticas e suportes materiais específicos. |
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Tópico Especial I - TOPICO ESPECIAL I: Processos e Discursos Educacionais II: Leituras em historiografia e história da educação
Prof: Alessandra Soares Santos, Ana Maria de Oliveira Galvão |
HIS873 -
E3 |
04/60 |
OP/M/D |
Ter: 08:00 às 12:00 todo o semestre |
a definir |
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Ementa: Leitura crítica de textos teóricos e historiográficos de interesse da história da educação. A história da educação nos (entre) lugares da História e da Educação. O presente como lugar de produção: uma discussão sobre anacronismos; a guinada subjetiva e o dever de memória da narrativa historiográfica. A prática historiográfica na contemporaneidade: o trabalho nos arquivos e o impacto das mídias digitais para a pesquisa. A escrita da história hoje: jogos de escalas; novas sensibilidades, sujeitos, narrativas e epistemologias da virada decolonial do saber histórico. |
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Tópico Especial II - TOPICO ESPECIAL II: Estrangeiros na Ibero-América: mobilidades sociais, redes migratórias, vivências e ordenamento jurídico no Charcas (Sec. XVI-XVII)
Prof: Luis Gustavo Molinari Mundim Obs: Estão previstas visitas técnicas ao APM, Sede do IEPHA ou Fazenda Boa Esperança, nos sábados 11 e 18/10, a combinar com a turma. |
HIS874 -
E |
02/30 |
OP/M/D |
de 6 à 18/10 - segunda à sábado (duração de duas semanas) |
Sala 3029B (CEPAMM) |
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Ementa: A disciplina discute a multifacetada presença de estrangeiros (europeus não espanhóis) na região de Charcas (atual Bolívia), com foco em La Plata (Sucre), entre os séculos XVI e XVII. Aborda as redes e fluxos migratórios que conectaram esses indivíduos ao Novo Mundo e a distintas partes do globo, promovendo uma reflexão sobre a 'globalização temprana'. Analisa o ordenamento jurídico-político ibérico referente aos estrangeiros, as práticas sociais de identificação e controle ('vecindad') e as diversas formas de inserção, interação, resistência e assimilação desses sujeitos, a partir da análise de fontes notariais, processos judiciais e crônicas do período. Privilegia-se o diálogo com a produção historiográfica recente, a interdisciplinaridade e os aportes teórico-metodológicos da História Global e da micro-história, a partir da análise de trajetórias e fontes primárias. Busca-se compreender o que significava 'ser estrangeiro' naquele contexto e reconectar a história do Charcas a processos em escala planetária. |
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Tópico Especial II - TOPICO ESPECIAL II: Formação econômica de Minas Gerais: o longo caminho da diversidade à desigualdade
Prof: Marcelo Magalhães Godoy |
HIS874 -
E1 |
02/30 |
OP/M/D |
Sex: 17:00 às 18:40 |
aulas na FACE (sala a definir) |
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Ementa: Objetiva-se o estudo da formação econômica de Minas Gerais, integrada a dinâmica da economia brasileira e do sistema capitalista, desde a segunda metade do século XVII ao tempo presente. Propõe-se abordagem orientada por periodização definida pela prevalência de três modelos de economia regional e dois períodos de transição, que responderam pelo crescimento econômico de Minas Gerais em três séculos. Do final do século XVII a terceira quadra do século XVIII, vigorou o Modelo da Economia do Ouro, com a polarização e integração macrorregional promovidas pela mineração. Nos cinquenta anos seguintes, a Transição do Sistema Escravista, segundo a dispersão e diferenciação espacial resultante da crise da mineração e da concomitante reconversão produtiva. No século XIX, nas segunda e terceiras quadras, prevaleceu o Modelo da Economia Mercantil Escravista de Gêneros Básicos de Subsistência, com a multiplicação dos polos e a consolidação da diversidade interregional. Transformações multidimensionais, na última quadra do século XIX e primeira do século XX, no período da Transição para Economia Regional Periférica, resultaram na sedimentação da desigualdade interregional e desencadearam reação proto-desenvolvimentista. A partir de 1930 e até o tempo presente, e em dois ciclos, desenvolvimentista e neoliberal, consolidou-se o Modelo da Economia Regional Periférica, sob a hegemonia de elites modernas, protagonistas do crescimento sem equidade. |
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Tópico Especial II - TOPICO ESPECIAL II: História da Cartografia: fundamentos, debates e aplicações
Prof: Júnia Ferreira Furtado |
HIS874 -
E2 |
02/30 |
OP/M/D |
Qua: 14:00 às 17:00 de 13/08 a 24/09/25 |
a definir |
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Ementa: Essa disciplina aborda os aspectos teóricos e metodológicos do campo da História da Cartografia, bem como os principais debates em curso. Apresenta a evolução dos mapas do século XVIII até nossos dias, para se centrar nas formas de produção cartográfica vigentes nas Minas Gerais no século XVIII, discutindo suas implicações administrativas, políticas e econômicas. |
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Tópico Especial II - TOPICO ESPECIAL II: Historiografia da Ciência
Prof: Mauro Lúcio Leitão Condé |
HIS874 -
E3 |
02/30 |
OP/M/D |
Ter: 14:00 às 18:00 todo o semestre |
a definir |
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Ementa: A disciplina aborda a historiografia da ciência produzida ao longo do século XX, com especial atenção para as obras que se constituíram como modelares para a escrita da história da ciência. São analisadas as contribuições historiográficas de autores como Koyré, Zilsel, Fleck, Kuhn, etc. O fio condutor é a relação entre historiografia e epistemologia a partir da qual se analisa não apenas aspectos epistemológicos, mas, se investiga também como essas obras centrais da historiografia da ciência instituíram metodologias historiográficas com grande influência na escrita da história da ciência que se desenvolveu amplamente, sobretudo, a partir da segunda metade do século XX. |
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Tópico Especial II - TOPICO ESPECIAL II: Raça e Racialismo nas Américas
Prof: Fernando Vale Castro Obs: Disciplina condensada em 1 semana |
HIS874 -
E4 |
02/30 |
OP/M/D |
Seg: 18:15 às 22:15 Ter: 18:15 às 22:15 Qua: 18:15 às 22:15 Qui: 18:15 às 22:15 Sex: 18:15 às 22:15 de 6 a 10 de outubro de 2025 |
a definir |
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Ementa: Analisar a relevância das diferentes elaborações do conceito de Raça e suas variantes para a compreensão histórica do continente americano, bem como as reflexões a partir das críticas ao conceito que explicitam os limites dos projetos nacionais a partir de referenciais fortemente marcados, dentre outros aspectos, pela branquitude eurocêntrica. |
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Tópico Especial II - TOPICO ESPECIAL II: Religião, Religiosidades, Inquisição e resistências no Brasil colonial
Prof: Angelo Adriano Faria de Assis |
HIS874 -
E5 |
02/30 |
OP/M/D |
Seg: 08:00 às 12:00 11/08 a 22/09/25 |
a definir |
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Ementa: A disciplina tem como objetivo analisar o espaço colonial brasílico em suas múltiplas temporalidades através das religiosidades vivenciadas. Num ambiente de monopólio católico, pretende-se discutir as circularidades culturais e mesclas religiosas como processos de interação e de resistência ao modelo dominante. A presença de estratégia de controle das mentalidades e comportamentos, seja pela Justiça Eclesiástica seja pela ação dos representantes do Tribunal do Santo Ofício da Inquisição, tanto a partir das visitações enviadas à América lusa, como através da constituição de uma capilarizada rede de representantes, permitiu a produção de fontes documentais privilegiadas para perceber os hibridismos e complexidades das crenças e comportamentos existentes. Tais documentos contribuem para entender o funcionamento do clero e da ação inquisitorial, bem como dos mais diversos aspectos da sociedade e do cotidiano vivenciados no Brasil. A abordagem contará com discussões de bibliografia, tanto clássica quanto contemporânea sobre o tema. |