Disciplina/Prof(s) |
Código/ Turma |
CR/CH |
Nat/ Nível |
Horário e período |
Local/sala |
||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
Tópico Especial I - História Ambiental: A Natureza em Disputa
Prof: Ely Bergo de Carvalho |
HIS873 -
E |
04/60 |
OP/M/D |
Qui: 14:00 às 18:00 Todo o semestre, a partir de 26/09/2024 |
Sala 3014 |
||||
Ementa: A natureza no pensamento ocidental. A emergência da 'crise ambiental contemporânea'. Emergência da História Ambiental. Abordagens e metodologias da História Ambiental. A História Ambiental do e no Brasil. |
|||||||||
Tópico Especial I - Reformas educacionais e ensino de história no Brasil: políticas educativas, saberes escolares e livros didáticos
Prof: Juliana Miranda Filgueiras |
HIS873 -
E1 |
04/60 |
OP/M/D |
Qui: 14:00 às 18:00 Início em 26/09/2024 |
Sala 1010 |
||||
Ementa: A disciplina pretende abordar a constituição de políticas educacionais no Brasil que buscaram expandir
educação escolar, enfocando as reformas curriculares e o ensino de História, a partir do século XIX até
a criação dos Estudos Sociais durante a ditadura militar. Examina os projetos para educação brasileira a
partir das reformas, os sujeitos envolvidos e dos saberes históricos produzidos, com ênfase na análise
dos livros didáticos. Aborda as perspectivas teórico-metodológicas das pesquisas sobre reformas
educacionais, currículo, disciplinas escolares e os livros didáticos. |
|||||||||
Tópico Especial I - Objetos do Conhecimento: ciência e arte nas coleções do período moderno
Prof: Rene Lommez Gomes |
HIS873 -
E2 |
04/60 |
OP/M/D |
Ter: 14:00 às 18:00 Todo o semestre |
Sala 3014 |
||||
Ementa: A disciplina terá como objeto o estudo das coleções da primeira modernidade, com ênfase no debate acerca das especificidades das
prá..cas de produção de conhecimento associadas às diferentes formas de acumulação, organização e exibição de objetos em dis..ntos
contextos culturais. Serão exploradas as relações entre a preservação e a exibição de elementos naturais, da arte e da cultura material
como 'objetos do conhecimento' associados à construção e à transmissão do conhecimento em contextos de circulação global dos
objetos e dos saberes. Serão abordadas, ainda, as redes de intercâmbio, as prá..cas de sociabilidade e as relações de poder que
informaram os processos de circulação e acumulação de objetos isolados ou de 'complexos materiais' colecionáveis. A disciplina será
organizada a par..r do estudo de obras clássicas da História das Coleções, chegando-se à sua revisão e às temá..cas de trabalhos recentes,
privilegiando-se textos publicados em inglês e em espanhol. |
|||||||||
Tópico Especial II - Poder e Religião: Conexões Medievais
Prof: André Luis Pereira Miatello, Leandro Duarte Rust |
HIS874 -
E |
02/30 |
OP/M/D |
Seg: 09:00 às 13:00 Ter: 09:00 às 13:00 Qua: 09:00 às 13:00 Qui: 09:00 às 13:00 Sex: 09:00 às 13:00 de 23 à 28/09/2024 |
Sala 3018 |
||||
Ementa: Esta disciplina aborda as tendências historiográficas vigentes nos últimos dez anos quanto às realidades medievais a respeito das relações entre poder e religião. Propõe a formação de uma abordagem crítica de tais tendências a partir de debates metodológicos estruturados como leituras documentais e reflexões conceituais dirigidas. Está organizada em torno de quatro eixos temáticos: Igreja, Revolução, Corrupção e Violência. |
|||||||||
Tópico Especial II - A memória nacional e suas instituições: reflexões sobre arquivos, bibliotecas e museus
Prof: Carlos Henrique Juvêncio da Silva |
HIS874 -
E1 |
02/30 |
OP/M/D |
Seg: 18:00 às 22:00 Ter: 18:00 às 22:00 Qua: 18:00 às 22:00 Qui: 18:00 às 22:00 Sex: 18:00 às 22:00 de 21 à 26/10/2024 |
Sala 3018 |
||||
Ementa: 1. O lugar da memória na Nação e sua relação com a identidade. 2. Arquivo, bibliotecas e museus: conceitos introdutórios. 3. A formação de um acervo para a nação: práticas colecionistas e arquivísticas. 4. A nação em xeque: pensar a nação sob múltiplos aspectos a partir dos acervos nacionais. 5. Patrimônio dissonante. |
|||||||||
Tópico Especial II - Las dictaduras del Cono Sur en la segunda mitad del siglo XX: historia, conceptos, métodos
Prof: Daniel Lvovich Obs: Aulas em Espanhol |
HIS874 -
E2 |
02/30 |
OP/M/D |
Seg: 14:00 às 18:00 Ter: 14:00 às 18:00 Qua: 14:00 às 18:00 Qui: 14:00 às 18:00 Sex: 14:00 às 18:00 23, 25, 27 e 30/09 e 1, 3 e 4/10/2024 |
Sala 3023 |
||||
Ementa: El propósito de este curso es presentar a los estudiantes un panorama amplio acerca del conocimiento empírico y de los debates historiográficos y conceptuales acerca de las dictaduras que se instauraron en Argentina, Brasil, Chile y Uruguay entre las décadas de 1960 y 1990. Para ello se pondrán a la discusión algunos de los textos más relevantes producidos por las historiografías de cada uno de esos países, tanto para brindar la información necesaria para la comprensión de cada una de esas historias nacionales cuanto para dar cuenta de los elementos comunes y diferenciales que una mirada comparativa permite percibir.
El curso tendrá una dinámica en la que se combinaran clases expositivas a cargo del profesor, presentaciones de textos a cargo de los estudiantes y momentos de análisis de documentos y fuentes.
Tendrá una carga horaria total de 30 horas, divididas en 7 clases de cuatro horas cada una y un encuentro de dos horas para discutir las temáticas de los trabajos finales
El curso se aprobará con la presentación de una monografía breve o de una reseña erudita de alguno de los principales textos que se abordaran.
|
|||||||||
Tópico Especial II - Escravidões modernas em perspectivas comparada e conectada: cotidiano, mulheres, famílias, alforrias e trabalho nos mundos ibéricos - séculos XVI-XIX
Prof: Eduardo Corona Pérez, Eduardo França Paiva Obs: de seg a sex, 11 a 15/11 de 8:00 às 12:00h; No sábado, 16/11 de 8:00 às 14:00 |
HIS874 -
E3 |
02/30 |
OP/M/D |
de 11 a 16/11/2024 |
Sala 3029B |
||||
Ementa: Estudo em perspectivas comparadas e conectadas das formas de escravidão desenvolvidas nos mundos ibéricos, principalmente na Península Ibérica e nas Américas, entre os séculos XVI e XIX, focando dimensões específicas, tais como cotidiano, mulheres, famílias, alforrias e trabalho. |
|||||||||
Tópico Especial II - Orígenes y desarrollo de la esclavitud en el mundo atlántico (1450-1640): tratas, esclavitudes, marcos jurídicos y culturales
Prof: Manuel F. Fernández Chaves, Rafael Mauricio Pérez García Obs: Aulas em Espanhol, de seg a sex, dias 11 a 15/11, de 13:30 às 17:30; No sáb. dia 16/11, de 08:00 às 14:00 |
HIS874 -
E4 |
02/30 |
OP/M/D |
de 11 à 16/11/2024 |
Sala 3029B |
||||
Ementa: Este curso pretende ofrecer una formación histórica sólida sobre la historia de la esclavitud en el mundo atlántico en el periodo de formación y desarrollo de la trata negrera en el mundo atlántico en el amplio periodo que comienza con los inicios de la trata negrera hacia la península Ibérica a mediados del siglo XV hasta el fin de la Unión Ibérica en 1640, que cierra claramente un periodo bien definido de dicha historia.
El curso se estructura en tres partes de la misma duración (10 horas cada una). La primera se dedica al estudio de los tráficos de esclavos en el mundo atlántico, que generan diversas esclavitudes en las sociedades atlánticas. Éstas son objeto de estudio en la segunda parte. Por último, la tercera parte del curso se dedica al estudio de la institución jurídica de la esclavitud, a los debates teóricos sobre ella y a los desarrollos culturales a que dio lugar.
La metodología del curso combina la exposición de los profesores, con el debate en clase, la lectura de textos fundamentales en la materia y el desarrollo de competencias de análisis de fuentes históricas que permitan a los estudiantes iniciarse en la investigación científica en el ámbito de la historia de la esclavitud.
|
|||||||||
Tópico Especial II - História, Literatura e Testemunho: interrelações teóricas, metodológicas e ético-políticas na era das catástrofes
Prof: Denilson de Cássio Silva Obs: O horário da disciplina será de 19 às 20:40 horas, às terças-feiras, entre 01/10/2024 à 21/01/2025. |
HIS874 -
E5 |
02/30 |
OP/M/D |
Ter: 19:00 às 20:40 de 01/10/2024 à 21/01/2025 |
Sala 3036 |
||||
Ementa: 1. História, Literatura e Testemunho: interrelações; 2. Dimensões históricas e literárias do testemunho; 3. Dimensão testemunhal da História e da Literatura; 4. Crítica e escrita historiográficas: problemas e limitações do testemunho; 5. Catástrofe, testemunho e trauma; 6. Experiência, memória e testemunho; 7. Situações-limite, história, literatura e testemunho: escravidão, ditaduras, guerras, genocídios.
Objetivos: O objetivo geral da disciplina é pensar as relações entre história, literatura e testemunho, analisando questões teórico-metodológicas, ético-políticas e estéticas fundamentais. Mais especificamente, visa-se discutir alguns dos principais problemas em torno do potencial e dos limites do testemunho para a pesquisa e a teoria da História em diálogo com a Literatura; interrogar aspectos epistemológicos, éticos e estéticos da investigação historiográfica e da criação artístico-literária em face de situações-limite, concatenando leituras e estudos de romances, poemas e textos acadêmico-científicos. |
|||||||||
Tópico Especial II - A história russa/soviética do século XX: principais problemas que definem o espaço pós-soviético
Prof: Andrey Iserov, Marina Silva Duarte Obs: Atenção: aulas em inglês em 2 Módulos: Módulo 1) dias 11, 12 e 13 de setembro; Módulo 2) dias 9, 10 e 11 de outubro |
HIS874 -
E6 |
02/30 |
OP/M/D |
11, 12 e 13 de setembro; e 9, 10 e 11 de outubro |
Sala 3016 |
||||
Ementa: Esta disciplina oferece uma análise abrangente da história russa e soviética do século XX, abordando questões cruciais que moldaram o espaço pós-soviético. O curso examina eventos, estruturas políticas e econômicas, além de explorar questões de gênero e sexualidade, e o impacto dessas questões no contexto contemporâneo. I) Compreender os eventos revolucionários de 1917 e suas consequências para a formação da União Soviética. II) Analisar o impacto do stalinismo, do Grande Terror e da Segunda Guerra Mundial na política e na sociedade soviética. III) Estudar o desenvolvimento da estrutura econômica soviética e as razões para o colapso do sistema econômico durante a Perestroika. IV) Explorar o desenvolvimento das questões de gênero e sexualidade na Rússia e na União Soviética, incluindo a repressão de identidades no contexto histórico e atual. |