02 de Julho de 2019

Nota de Pesar

O Programa de Pós-graduação em História da UFMG lamenta o falecimento do professor Antonio Manuel Hespanha (Universidade Nova de Lisboa), importante referência historiográfica contemporânea, sobretudo no que diz respeito à história do Direito e à História Política do Mundo Moderno. Entre março e abril de 2008 o professor esteve conosco na primeira Escola de Altos Estudos da CAPES na área de História, período durante o qual ele ofertou a disciplina Imbecilitas. A linguagem da desigualdade e da discriminação no discurso jurídico de Antigo Regime, seguida por mestrandos e doutorandos de várias partes do Brasil. Foi uma experiência muito exitosa, que, para além de reflexões entre os participantes e orientações dispensadas a eles, resultou na série de DVDs com todas as conferências realizadas, que foi distribuída para bibliotecas universitárias brasileiras e estrangeiras e no livro HESPANHA, Antonio Manuel. Imbecillitas: as bem-aventuranças da inferioridade nas sociedades de Antigo Regime. Belo Horizonte: PPGH-UFMG, São Paulo: Annablume, 2010. Por proposta aprovada pelo IEAT-UFMG, encaminhada conjuntamente pelos programas de pós-graduação em Direito e em História, o professor Hespanha foi convidado a assumir a Cátedra de Professor Visitante 2019 do Instituto, mas as condições de saúde o impediram de voltar à UFMG. Com esta nota, o PPGHis-UFMG reconhece e agradece a contribuição intelectual aportada pelo professor Hespanha.

Programa de Pós-graduação em História - FAFICH - UFMG