Programa de Pós-Graduação em História

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Oferta de disciplinas - 1º semestre de 2019
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1º semestre de 2019

Disciplina/Prof(s)
Código/
Turma
CR/CH
Nat/
Nível
Horário e período
Local/sala
Seminario de Dissertação
Prof: Kátia Gerab Baggio
HIS871 - E
04/60
OB/M
Qua: 14:00 às 18:00

Início: 13/03/2019
3018
Ementa: A disciplina pretende ser um espaço de reflexão e debate sobre os projetos de pesquisa de cada um dos mestrandos matriculados. Além disso, tem o objetivo de debater com os alunos do curso de Mestrado sobre algumas etapas e elementos integrantes do processo de pesquisa e confecção da dissertação, com ênfase nos aspectos teórico-metodológicos, levantamento e análise das fontes e discussão historiográfica.
Seminario de Tese
Prof: José Newton Coelho Meneses
HIS872 - E
04/60
OB/D
Qua: 14:00 às 18:00

Todo o semestre
3023
Ementa: Discussão dos projetos de Doutorado Apresentação dos métodos de pesquisa em história; introdução ao processo de pesquisa e escrita de textos históricos.
Tópico Especial I - Uma História da Saúde Pública no Brasil
Prof: Anny Jackeline Torres Silveira, Denise Nacif Pimenta , Polyana Aparecida Valente Vareto, Rita de Cássia Marques
HIS873 - E
04/60
OP/M/D
Sex: 14:00 às 18:00

Todo o semestre
3005
Ementa: O propósito do curso é problematizar abordagens históricas e interpretações historiográficas sobre o campo da Saúde Pública no Brasil. Refletir sobre o desenvolvimento da história da saúde no país, do período colonial até os movimentos de reforma sanitária do século XIX que resultaram na criação do Sistema Único de Saúde (SUS). É o mote principal da disciplina, pensar a história da saúde pública na relação com as dimensões, políticas, sociais e mudanças no tempo. Temas a serem abordados disciplina: saúde pública e medicina social, história e historicidade da saúde e das doenças, teóricas biomédicas, ações sanitárias, epidemias, instituições e profissionalização em saúde, gênero, raça e as práticas médico sanitárias.
Tópico Especial I - Relações de Trabalho nas Sociedades Pré-Industriais
Prof: Douglas Cole Libby
HIS873 - E1
04/60
OP/M/D
Seg: 14:00 às 18:00

todo o semestre
3023
Ementa: Estudo histórico da dinâmica das relações de trabalho nas sociedades pré-industriais, em particular as escravistas, nas sociedades coloniais das Américas e do Caribe, com destaque para as relações trabalho/cultura/técnica. A gênese e natureza do escravismo, a economia e a sociedade escravistas, bem como a abolição em suas várias manifestações serão focalizadas em seminários que visam aprofundar as discussões suscitadas pelos debates historiográficos sobre o Escravismo Colonial/Antigo Regime nos Trópicos.
Tópico Especial I - Escravidão e Mestiçagens na Ibero-América séculos XV a XIX
Prof: Eduardo França Paiva
HIS873 - E2
04/60
OP/M/D
Sex: 08:30 às 12:10

Todo o semestre - Início em 15/03/2019
3029B
Ementa: Estudos sobre as formas de trabalho compulsório empregadas nas Américas, especialmente a escravidão, e das dinâmicas de mestiçagens biológico-culturais ocorridas no continente, sob o domínio ibérico e durante o Oitocentos. Estudos sobre os registros historiográficos lato sensu das mestiçagens produzidos entre os séculos XV e XIX.
Tópico Especial I - Demonização da mulher e caça às bruxas na Europa moderna: da difusão da
Prof: Silvia Regina Liebel
HIS873 - E3
04/60
OP/M/D
Sex: 13:30 às 17:30

Todo o semestre
3006
Ementa: A caça às bruxas, fenômeno interligado à modernidade em formação na medida em que instrumentaliza um novo aparato judiciário e se associa à reforma dos costumes, tem raízes muito anteriores. A construção do feminino ao mesmo tempo como sujeito inferior e ameaçador se fundamenta tanto em elementos da cultura clássica, que moldarão um imaginário sobre o feminino associado aos medos vividos (como na recorrência à Medeia, a mãe-ogra), quanto na misoginia cristã, cuja mitologia constrói o feminino a partir da subserviência ao homem. A disciplina abordará tais aspectos na demonologia, notadamente a partir do Martelo das Feiticeiras, e nos relatos difundidos pela literatura de rua, além de se debruçar sobre a historiografia concernente à temática especialmente no tocante à França e Inglaterra dos séculos XVI e XVII.
Tópico Especial I - Intelectuais, produção do conhecimento histórico e práticas de mediação cultural (séculos XIX-XXI)
Prof: Ana Paula Sampaio Caldeira
HIS873 - E4
04/60
OP/M/D
Ter: 14:00 às 18:00

Todo o semestre
3005
Ementa: O curso se insere numa abordagem que circula entre a história dos intelectuais e a história da historiografia. Partimos da categoria de "intelectual", entendida de maneira alargada, para analisarmos a atuação daqueles que denominamos aqui como "intelectuais historiadores": homens e mulheres, que podem ou não ser enquadrados como historiadores de "ofício", mas que se dedicaram a escrever e divulgar narrativas sobre a história do Brasil voltadas não apenas para seus pares, como também (e especialmente) para um público amplo e diverso, por meio de diferentes mídias. No primeiro momento do curso, discutiremos algumas noções incontornáveis para nossos propósitos, tais como "intelectual", "sociabilidade intelectual", "mediação cultural" e "intelectuais mediadores". Em seguida, a partir de estudos específicos, abordaremos as relações entre o historiador e seus públicos e também analisaremos a produção de alguns historiadores que se valeram de mídias diversas (livros didáticos e de literatura infanto-juvenil, jornais, rádio, tv e internet) para se comunicar com um público não especializado. Também neste curso, daremos especial atenção a trajetórias de mulheres intelectuais que se especializaram na produção de diferentes narrativas da história do país.
Tópico Especial I - História das Idéias: República e Democracia no Brasil contemporâneo.
Prof: Heloísa Maria Murgel Starling
HIS873 - E5
04/60
OP/M/D
Sex: 19:00 às 22:00

todo o semestre
3003
Ementa: Introduzir o estudante nas práticas historiográficas atuais voltadas para o estudo das idéias, dos conceitos e do pensamento político estabelecendo pontos de articulação entre essas práticas e alguns dos eventos que informam o modelo e o pensamento político brasileiro moderno e contemporâneo.
Tópico Especial I - História, memória e educação. Perspectivas desde o caso argentino
Prof: Maria Paula Gonzalez, Miriam Hermeto de Sa Motta
HIS873 - E6
04/60
OP/M/D
Qui: 14:00 às 18:00

Todo o Semestre (sendo a semana de 25 a 29/03, com Profa. Maria Paula Gonzalez)
3018
Ementa: O objetivo do curso é estudar a relação entre história, memória e educação desde a perspectiva do caso argentino. Serão analisados os objetivos e os caminhos trilhados em busca do tratamento de passado recente em relação a ultima ditadura na Argentina. Ênfase especial será conferida ao tratamento nas aulas de história do ensino médio, apresentando a os alunos os debates teóricos e as pesquisas no campo da história e do ensino da história. A intenção também será estabelecer um diálogo com o vinculo entre historia, memoria e educação no Brasil para notar aspectos comuns e divergentes nos campos político, jurídico, historiográfico e educativo.
Tópico Especial I - História Política e História Cultural do Político: debates teórico-conceituais
Prof: Rodrigo Patto Sá Motta
HIS873 - E7
04/60
OP/M/D
Seg: 14:00 às 18:00

Todo o semestre
3012
Ementa: O objetivo do curso é estudar o processo de renovação da História Política iniciado nas décadas finais do século XX, o que gerou o "retorno" da Política ao centro dos debates historiográficos e o estabelecimento da chamada Nova História Política. Será analisado esse processo e os caminhos trilhados em busca da renovação, sobretudo a partir do contato com as Ciências Sociais, o que levou à formação da História Cultural do Político. Ênfase especial será conferida ao conceito cultura política, familiarizando os alunos com os debates teóricos a ele relacionados e com as possibilidades de sua utilização em pesquisas no campo da história.
Tópico Especial II - La esclavitud en la Peninsula Ibérica y en la América española durante los siglos XVI y XVII
Prof: Rafael Mauricio Pérez García
HIS874 - E
02/30
OP/M/D


de 13 a 22/05/2019
08:30 às 12:10 - CEPAMM, sala 3029B.
Ementa: Curso monográfico no qual se abordará a história da escravidão na América espanhola e na Península Ibérica nos séculos XVI e XVII. Curso sobre a gestação de uma escravidão moderna no mundo atlântico de expressão portuguesa e espanhola; sobre as cojunturas do fenômeno nesses dois séculos; sobre o tráfico negreiro no Atlântico, considerando o papel que as distintas margens desempenharam nesse sistema: Sevilha e Lisboa, como centros diretores da organização e financiamento do tráfico, as regiões africanas como sub-administradoras da população escravizada e a América espanhola e a Península Ibérica como receptoras em graus diferentes dos escravos; sobre as características estruturais do fenômeno escravista considerando as variáveis demográficas e sociodescritivas que caracterizavam os grupos humanos submetidos à escravidão; sobre o papel dos escravos na economia e na sociedade e sobre os processos de adaptação e de aculturação dos quais foram objeto. Enfoque especial sobre as fontes históricas que permitem reconstruir o fenômeno assim como sobre a historiografia relativa ao tema, evidenciando os distintos resultados de pesquisa oriundos das opções metodológicas.
Tópico Especial II - Grafias de vida, experiência de gênero e temporalidades decoloniais
Prof: Maria da Glória de Oliveira
HIS874 - E2
02/30
OP/M/D
Seg: 13:30 às 18:00
Ter: 13:30 às 18:00
Qua: 13:30 às 18:00
Qui: 13:30 às 18:00
Sex: 13:30 às 18:00

de 20 a 24/05/2019
3004
Ementa: O curso propõe uma reflexão sobre os modos de elaboração das experiências dos sujeitos historicamente emudecidos nas diferentes formas de grafias de vida (autobiografias, memórias e escritas de si). A indagação geral a ser explorada será em torno das possibilidades e limites das modalidades de "relatos de si" e "relatos sobre o outro" como modos de elaboração da (in)visibilidade das experiências de gênero em contextos periféricos subalternos e decoloniais. A discussão teórica tomará por base os argumentos de quatro autoras: G. Spivak (1985); G. Anzaldúa (1981); Scott (1998) e J. Butler (2005). Como exercício de leitura e de análise, serão estudados os textos de Paulina Chiziani (2013), Diamela Eltit (2017) e Conceição Evaristo (2017).
Tópico Especial II - Dimensión transnacional del feminismo en Argentina durante las primeras décadas del siglo XX
Prof: Marcela Vignoli
HIS874 - E3
02/30
OP/M/D
Seg: 14:00 às 18:00
Ter: 14:00 às 18:00
Qua: 14:00 às 18:00
Qui: 14:00 às 18:00
Sex: 14:00 às 18:00

03 a 07/06/2019
3004
Ementa: El propósito del curso, a partir del contacto con las investigaciones, debates historiográficos y categorías analíticas propias de los estudios sobre feminismo transnacional, vistos a través del prisma de la historia argentina pero también de la región latinoamericana, es que las y los estudiantes se interroguen sobre los problemas en sus propios campos de estudio y las destrezas adquiridas en el contacto con las fuentes primarias. Para este último objetivo la docente compartirá aspectos e interrogantes de su propia investigación.

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