Programa de Pós-Graduação em História

Oferta de disciplinas

Documento/Link
Formato
Tamanho
Baixar/acessar
Oferta de disciplinas - 1º semestre de 2021
37K

1º semestre de 2021

Disciplina/Prof(s)
Código/
Turma
CR/CH
Nat/
Nível
Horário e período
Local/sala
Tópico Especial I - Pesquisa e produção de texto em História
Prof: Adriana Romeiro
HIS873 - E
04/60
OP/M/D
Qua: 14:00 às 18:00
Aulas Síncronas
Ementa: Esta disciplina tem por objetivo examinar as diferentes etapas da pesquisa histórica. Serão discutidas as questões relativas ao estatuto do conhecimento histórico, à escolha dos objetos de pesquisa, à natureza das fontes, aos tipos de abordagem e métodos na produção histórica, assim como os procedimentos envolvidos na escrita da história.
Tópico Especial I - História Ambiental: a natureza em disputa
Prof: Ely Bergo de Carvalho
HIS873 - E1
04/60
OP/M/D
Qua: 14:00 às 17:40
Aulas Síncronas
Ementa: O objetivo da disciplina é estudar as práticas e representações que emergem dos processos de disputa pela natureza. A natureza no pensamento ocidental. Da crítica ambiental à crise civilizatória globalizada: a historicidade da questão ambiental. Emergência da História Ambiental. A história e os conflitos por apropriação do mundo natural.
Tópico Especial I - Teoria e método na História a partir da crítica decolonial: reflexões epistemológicas sobre os usos sociais do passado
Prof: Luana Carla Martins Campos Akinruli
HIS873 - E2
04/60
OP/M/D
Sex: 14:00 às 18:00
Aulas Síncronas
Ementa: crítica ao sistema colonial atualmente chamado de crítica pós-colonial, decolonialidade e anti-colonialismo tem contribuído para reflexões relacionadas não somente à temporalidade da situação colonial, como também à permanência ou ruptura de laços de dependência econômica, política e mesmo epistêmica. A disciplina abordará tais questões a partir de seus reflexos no campo historiográfico, em seus enlaces entre teoria e prática, a fim de promover reflexões em torno dos usos sociais do passado, pautandose em uma perspectiva histórica da conformação dos debates em torno da crítica pós-colonial ao longo dos séculos XX e XXI. Serão problematizadas as enunciações de rupturas propostas pela crítica pós-colonial nos procedimentos de produção do conhecimento no campo da História, como também em perspectiva interdisciplinar.
Tópico Especial I - Caminhos e Descaminhos nas Minas: convivialidades e contravenção
Prof: LUCIANE CRISTINA SCARATO
HIS873 - E3
04/60
OP/M/D
Sex: 08:00 às 12:00
Aulas Síncronas
Ementa: Os caminhos de Minas Gerais entraram na História Pública como Estrada Real, no singular. Existiu mesmo uma única estrada real, pela qual transitavam apenas ouro, diamantes e tropas militares? Por onde passavam os demais habitantes e produtos das Minas? Quem habitava os arredores dos caminhos de Minas? O objetivo desta disciplina é estudar a pluralidade dos caminhos e trilhas conhecidas como picadas que davam acesso às Minas setecentistas e a entrecortavam, formando uma teia de convivialidades e contravenções. Ao longo das aulas, discutiremos o conceito de convivialidade (convivencialidade, buen vivir, ou conviviality) como alternativa ao de sociabilidade para analisar também contextos desiguais como o colonialismo escravista, dentro do qual Minas Gerais se inseria. Além disso, a disciplina convida os alunos a colocarem vida nos caminhos a partir da análise da cultura material e do mercado interno, por meio da análise de fontes primárias como mapas e inventários post mortem, e do debate da principal historiografia sobre o tema. Espera-se, ao final do curso, abrir novas possibilidades de pesquisa. Além disso, busca-se demonstrar que havia não uma, mas várias estradas reais em Minas Gerais, habitadas e frequentadas por uma gama de indivíduos tão plurais quanto as próprias minas.
Tópico Especial I - História e Imagem: temas e percursos metodológicos
Prof: Marcos Felipe de Brum Lopes
HIS873 - E4
04/60
OP/M/D
Ter: 14:00 às 18:00
Aulas Síncronas
Ementa: O curso é dedicado à relação entre história e imagem: o lugar da imagem na investigação histórica; dialética entre as imagens da história e história das imagens; alguns temas de pesquisa no campo da história visual; os percursos metodológicos para o uso de imagens como fonte e objeto para a história.
Tópico Especial I - Tópicos especiais em História das ideias. O Brasil como distopia
Prof: Heloísa Maria Murgel Starling
HIS873 - E5
04/60
OP/M/D
Sex: 19:00 às 22:00
Aulas Síncronas
Ementa: Ementa será divulgada em breve.
Tópico Especial II - História e Música: uma breve história da música popular brasileira dentro do período da República
Prof: Arnon Sávio Reis de Oliveira
HIS874 - E
02/30
OP/M/D
Qui: 08:00 às 12:00
Aulas Síncronas
Ementa: Panorama histórico da música brasileira popular - suas diversas nomeações, suas modificações e incorporações, suainserção na construção social, a originalidade e a estandardização - e sua ligação com valores e temas da República brasileira.

Redes sociais

© 2015 - Pós-graduação em História - UFMG. Todos os direitos reservados. Desenvolvimento: Augusto Carvalho dos Santos e Eduardo Paci Galvão