Programa de Pós-Graduação em História

Oferta de disciplinas

2º semestre de 2020

Disciplina/Prof(s)
Código/
Turma
CR/CH
Nat/
Nível
Horário e período
Local/sala
Tópico Especial I - Itinerários da História Intelectual na América Latina: aportes teóricos e metodológicos
Prof: Adriane Aparecida Vidal Costa
HIS873 - E
04/60
OP/M/D
Qua: 14:00 às 18:00

02/12/2020 a 31/03/2021
Ensino Remoto Emergencial
Ementa: O programa da disciplina contempla dois enfoques, no primeiro aborda-se os aspectos teóricos e metodológicos da história intelectual e da história dos intelectuais; e no segundo analisa-se a produção intelectual latino-americana no século XX, com destaque para as seguintes temáticas: as redes transnacionais, o debate sobre o papel dos intelectuais, os intelectuais e a questão nacional, os intelectuais e as revoluções, os intelectuais e o catolicismo, os intelectuais e o liberalismo, os intelectuais e o socialismo e os intelectuais e o latino-americanismo, a história intelectual e gênero, a história intelectual e decolonialidade.
Tópico Especial I - Seminário de História Social da Cultura
Prof: Marcos Felipe de Brum Lopes
HIS873 - E1
04/60
OP/M/D
Qui: 08:30 às 12:10

04/12/2020 a 01/04/2021
Ensino Remoto Emergencial
Ementa: Discussões sobre temas estudados na Linha de Pesquisa História Social da Cultura, do PPGH-UFMG, abrangendo aspectos metodológicos, conceituais e historiográficos relacionados às abordagens individuais e aos interesses compartilhados pelos professores da Linha.
Tópico Especial I - Pensar o efêmero: teoria e prática no ilusionismo barroco
Prof: Magno Moraes Mello
HIS873 - E2
04/60
OP/M/D
Qui: 14:00 às 18:00
Ensino Remoto Emergencial
Ementa: A disciplina discutirá sobre a pintura ilusionista em seus diferentes procedimentos culturais no Brasil Colonial, entre os séculos XVIII e XIX. Será abordado os principais conceitos entre óptica e perspectiva nos séculos XIV e XV; as novas disposições espaciais do ilusionismo arquitetônico em Itália entre os séculos XVI e XVII; a influência italiana e a importância da quadratura em Espanha no século XVII; as primeiras manifestações do ilusionismo arquitetônico em Portugal no século XVI; a presença do toscano Vincenzo Bacherelli em Portugal a partir de 1701; o período joanino (1707-1750), as encomendas de D. João V e suas repercussões no Brasil, a partir de 1735; a importância das aulas de matemática no Colégio de Santo Antão entre os séculos XVI e XVIII, privilegiando a presença do jesuíta Inácio Vieira entre 1709 e 1721. Por fim, o desfecho do período setecentista com a pintura ilusionista na segunda metade do século XVIII em Portugal e a fortuna do quadraturismo na Europa.
Tópico Especial I - Educação escolar e ensino de história no Brasil: políticas públicas, trajetórias docentes e construção de saberes
Prof: Juliana Miranda Filgueiras
HIS873 - E3
04/60
OP/M/D
Sex: 14:00 às 18:00

04/12/2020 a 26/03/2020
Ensino Remoto Emergencial
Ementa: A disciplina pretende abordar o processo histórico de consolidação da escola no Brasil como espaço formal de educação e a trajetória do ensino de História, a partir do século XIX, com foco na construção das políticas educacionais, nos sujeitos envolvidos - intelectuais, professores, políticos -, e os saberes produzidos. Examina, por meio de diferentes abordagens historiográficas, as disputas que envolveram os diversos projetos para a educação brasileira e a função social da escola, sobretudo da escola secundária. Busca analisar a construção do currículo e do ensino de história a partir do Império, com o Colégio Pedro II, até a criação dos Estudos Sociais durante a ditadura militar. Pretende abordar as perspectivas teórico-metodológicas das pesquisas sobre currículo, disciplinas escolares e os livros didáticos.
Tópico Especial I - Memória, história oral e história pública
Prof: Miriam Hermeto de Sa Motta
HIS873 - E4
04/60
OP/M/D
Qua: 09:00 às 12:00

de 02/12/2020 a 31/03/2021
Ensino Remoto Emergencial
Ementa: O curso propõe o estudo das relações entre memória, história pública e história oral, a partir de reflexões teóricas e metodológicas sobre cada uma destas unidades conceituais. No caso da memória, serão examinadas diferentes abordagens do conceito nas Ciências Humanas, tendo em vista especialmente o exame de suas interfaces com a história e a historiografia. No que tange à história pública, propõe-se analisar criticamente o seu percurso histórico desde os anos 1970 até os dias atuais, no mundo e no Brasil, identificando diferentes matrizes do debate acadêmico e de práticas sociais. Movimento semelhante será feito com a história oral, de análise da trajetória histórica em termos global e nacional, com o mapeamento de propostas teóricas e metodológicas, e de práticas sociais. As três unidades conceituais serão mobilizadas em operações de análise de problemas históricos sobre a história do tempo presente (um para cada sessão do curso), referentes a temáticas tais como: Historiografia e Memória; Negacionismo e Revisionismo; Pós-Memória; Usos do passado em produtos culturais; Questões identitárias; Hierarquias de Gênero; Historiografia e Histórias de Vida; Passados Traumáticos; entre outros.
Tópico Especial I - História das Ciências: Historia das Doenças: ciência e cultura
Prof: Anny Jackeline Torres Silveira, Paloma Porto Silva, Polyana Aparecida Valente Vareto, Rita de Cássia Marques
HIS873 - E5
04/60
OP/M/D
Sex: 14:00 às 18:00

04/12/2020 a 26/03/2021
Ensino Remoto Emergencial
Ementa: : Abordagens históricas e interpretações historiográficas sobre o campo da História das Doenças. Refletir sobre o desenvolvimento da história da doença no país. Pensar a história das doenças na relação com a ciência e a cultura, assim como as repercussões nas dimensões, políticas, sociais e econômicas. Temas selecionados para as discussões historicidade das doenças, as doenças endêmicas, epidêmicas, emergente, terapêuticas, organizações e instituições dedicadas as doenças e saúde global

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