Programa de Pós-Graduação em História

09 de Abril de 2021

Edital Nº 3 de Solicitação de bolsas para Veteranos 2021

(Mestrado /Doutorado)
Os candidatos veteranos e com prazo regular, interessados em obter bolsa,
deverão enviar para o e-mail: ppghufmg@gmail.com até o dia 23 de Abril do ano
corrente (2021), o Formulário de Solicitação de Bolsas devidamente preenchido (o
formulário pode ser encontrado na homepage do PPGH:
http://historia.fafich.ufmg.br/docs/Formulario_de_Solicitacao_de_Bolsa_PPGHIS.pdf );
Os alunos que pretendem receber bolsa poderão requerer a classificação
socioeconômica pela FUMP. A solicitação à FUMP também deverá ser realizada até o
dia 23 de Abril de 2021 (mais informações sobre as classificações da FUMP
podem ser obtidas em http://www.fump.ufmg.br ). É imprescindível que o aluno que optar pela classificação da FUMP, declare essa afirmação no formulário de Solicitação de bolsas que será enviado ao ppghis.
O Edital de bolsas para veteranos tem a expectativa de direcionar um percentual de 20% das bolsas disponibilizadas no ano vigente, aos alunos que não conseguiram bolsa no seu ano de ingresso. Caso o número de alunos solicitantes de uma das modalidades - veteranos ou ingressantes - for menor que o de bolsas, estas serão direcionadas à outra modalidade e vice-versa.
O (a) candidato(a) à Bolsa de estudos, além de atender às determinações
das agências de fomento, deverá cumprir os seguintes critérios:

'FUMP: até 50 pontos, distribuídos da seguinte forma: Nível 1: 50 pontos; Nível 2: 40 pontos; Nível 3: 30, Sem classificação: 20 pontos.
'Precedência: até 50 pontos (10 pontos por semestre matriculado).
'Em caso de empate o critério prioritário é a precedencia no programa de pós-graduação, persistindo o empate será levado em consideração a idade do candidato.
Documentos necessários:
. Relatório da FUMP que comprove sua classificação de nível (caso esse relatório não seja disponibilizado pela FUMP em tempo hábil, comprovante de que enviou os documentos para FUMP até a data de 23/04/2021).
. Histórico ou documento equivalente que comprove a data de ingresso no programa;
Formulário de pedido de bolsa de estudos
Os documentos deverão ser enviados(em um único anexo em pdf ) para o e-mail: ppghufmg@gmail.com do Programa de Pós-Graduação
em História (PPGHIS) até o dia 23 de Abril de 2021. Estes deverão passar pelo
acompanhamento do funcionário responsável pelo setor de bolsas, bem como, pela
comissão de bolsas eleita pelos discentes.
As expectativas de bolsas ofertadas são:
2 Doutorado (CAPES). Expectativa de implementação em Agosto de 2021.
1 Mestrado (CAPES) Expectativa de implementação em Setembro de 2021
1 Mestrado (FAPEMIG) Expectativa de implementação em Junho de 2021.
OBS: frise-se que é uma expectativa de bolsa, este Edital não gera um direito objetivo a bolsa, uma vez que as agencias de fomento podem mudar os critério de distribuição anual de bolsas.

Belo Horizonte, 09 de Abril de 2021.

Acesso rápido

Redes sociais

© 2024 - Pós-graduação em História - UFMG. Todos os direitos reservados. Desenvolvimento: Augusto Carvalho dos Santos e Eduardo Paci Galvão